Eu pratiquei dança durante a minha infância e adolescência. Fiz aulas de jazz, Ballet, participei de grupos de dança e cheguei a ser professora durante dois anos. Depois da minha entrada para a faculdade de Jornalismo o tempo já não foi mais o mesmo. Agora, reencontrei a dança em outros estilos, mais atuais, interessantes e eficazes, na Academia Contours, uma academia só para mulheres.
Mulheres que gostam de fazer atividade física, mas que fogem da tradicional musculação, têm uma opção para não deixar a prática de exercício e ainda com um toque de sensualidade. A zumba! Ajuda no emagrecimento e no condicionamento físico.
A modalidade surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos, após o professor de ginástica localizada, o colombiano Beto Perez, esquecer o CD com as músicas da aula. No improviso, ele fez uma mistura de ritmos latinos acompanhado de coreografias simples e que ajudaram na queima de calorias. O programa ganhou o gosto das alunas e se espalhou pelo mundo, hoje já são mais de 150 países.
Eu conversei com a educadora física, Daniela Margon, e ela disse que, em uma aula de zumba é possível queimar entre 300 e 600 calorias. “O gasto calórico muda de acordo com o condicionamento e intensidade que cada aluna faz a aula”, afirma.
Para ela, a zumba é uma modalidade de dança democrática, onde qualquer pessoa pode praticar, até mesmo aquelas com algum tipo de patologia, pois a aula não tem um modelo fechado de coreografia. A aula pode ser adaptada, dando liberdade para as alunas que tem problemas de saúde a realizar a prática dos movimentos no seu ritmo. Além disso, há um esforço suficiente para que haja uma melhora na condição cardiorrespiratória. “Um sistema cardiorrespiratório bem trabalhado ajuda a diminuir a pressão, ansiedade, stress e qualidade do sono”, relata.
Daniela diz que a zumba movimenta todo o corpo, mas que os membros inferiores são priorizados e que o ritmo ajuda na coordenação motora, equilíbrio e memória. Ela também fala que a zumba ajuda na auto estima da aluna, pois o ritmo trabalha com músicas que afloram a sensualidade e proporciona felicidade para a aluna.
Mas a preparadora física sugere que a aluna faça outras atividades além da dança. “A zumba como a fonte de único gasto calórico vai ajudar no início do processo de prática de exercício físico, mas é necessário agregar algumas atividades neuromusculares para o gasto calórico ser mais efetivo”, argumenta.
O estilo Zumba mescla movimentos de danças latinas como o samba, salsa, merengue, mambo e reggaeton. Até mesmo outros estilos como hip hop, e dança do ventre. Eu adoro fazer Zumba e acho que você poderia tentar também!
Daniela Margon, educadora física e professora da Contours Academia para mulheres